Os profissionais ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agente de Combate às Endemias) do município estão participando do Curso Técnico Saúde com Agente.

Os encontros, com a profissional Mariana Aguiar como preceptora, estão acontecendo semanalmente, e será concluído no mês de junho de 2023.
Uns dos objetivos principais é a capacitação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, para haver um melhor desenvolvimento do tratamento com a população e a equipe de Saúde ( APS ).
No interior da unidade de saúde, os ACS apoiam atividades coletivas associadas aos tradicionais programas de saúde, como grupo de hipertensos, além de outras atividades mais relacionadas com a promoção da saúde, como educação física. Outra atividade atribuída ao ACS é o acolhimento, ou seja, ele tem sido a primeira pessoa a receber, escutar e interpretar as necessidades dos usuários.
O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e a promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores. Abrange atividades de execução de programas de saúde.
ACS e ACE são profissionais essenciais para o bom funcionamento das ações da equipe de saúde. São um elo importante entre o usuário e demais profissionais e os programas e ações de cuidados à saúde. São profissionais que devem ser respeitados e valorizados no exercício de sua função diária.