A Prefeitura Municipal de Materlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde vem informar a população que por decisão da Coordenação da saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e equipe COVID-19, foram realizados 117 testes rápidos antígenos para detectar a COVID-19 neste sábado dia 05/02/2022

Onde destes 117 testes realizados foram detectados 09 casos positivos para a COVID-19, sendo todos profissionais da rede municipal e estadual de educação, estes assintomáticos e sintomáticos. A testagem em massa é uma prevenção para o início do ano letivo de 2022. Serão quase 1.000 alunos e profissionais da rede de educação municipal e estadual que estarão iniciando os trabalhos.
De acordo com as orientações mais recentes da Organização Pan o fechamento dos estabelecimentos de ensino só deve ser considerado quando não houver a possibilidade de implementar medidas sanitárias ou minimização de risco da reabertura que deve ser avaliada considerando o nível de circulação viral e a avaliação de risco local. Uma abordagem baseada no risco de transmissão da COVID local, a capacidade das instituições de ensino que mostra impacto do fechamento das escolas em termos de prejuízo educacional, igualdade de acesso, saúde e bem-estar geral das crianças. A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando outras medidas de prevenção e apoio a rede municipal e estadual de educação como entregas e EPIS- Equipamentos de Proteção Individual (máscaras N95, máscaras descartáveis, protetores faciais, álcool em gel, suportes de álcool em gel, álcool liquido 70%, toucas descartáveis e etc). Apoio técnico para todos os profissionais e alunos com profissionais da rede municipal de saúde. Lembramos aos pais e responsáveis da importância do uso correto de máscaras e a higiene das mãos adequadas. Existem diferentes tipos de máscaras, entre eles:
● Máscaras de proteção respiratória ( PFF2) ou N95.
● Máscara cirúrgica.
● Máscara de tecido – camadas de tecido com trama fechada.
● A máscara deve cobrir o nariz e a boca e estar bem ajustada ao rosto.
● O ideal é que seja trocada a cada 2 ou 3 horas, OU sempre que estiver apresentar sujidades.
● A máscara não deve ser retirada para falar, tossir ou espirrar. Pode ser retirada apenas no momento das refeições.
● As máscaras devem ser colocadas e retiradas com as mãos higienizadas, não tocar na parte frontal da máscara, manuseando apenas pelas alças ou elásticos, sendo que máscaras de tecido devem ser higienizadas após o uso.
Para os adultos no ambiente escolar, recomenda que podem ser utilizadas sob uma máscara de tecido bem ajustada para aumentar sua vedação. Como alternativas para melhor vedação pode pano, com no mínimo três camadas, ou a realis alças da máscara cirúrgica para melhor ajuste. Essas estratégias aumentam a efetividade de proteção. As máscaras descartáveis e N95 ou PFF2 são seguras utilizadas da forma correta como qualquer outro equipamento.
Todo cuidado neste momento que estamos vivendo é mais que necessário. A nossa meta é cuidar da população principalmente com a prevenção, fortalecendo o sistema único de saúde cada vez mais, levando qualidade de vida e excelência na saúde para os materlandense. Pedimos aqueles que estão contaminados pela COVID-19, para colaborar com todos, realizando de forma correta o isolamento domiciliar. Aproveitamos a nota para agradecer a todos profissionais de saúde que estiveram neste dia nos ajudando, mais uma vez, mostrando o compromisso com a saúde da população, profissionais estes que estão exaustos, mas que estão cada vez mais fortes e dispostos a dar o melhor do profissionalismo.
A todos os profissionais da Saúde Municipal de Materlândia, da Rede Estadual e dos Hospitais – Destacando o Hospital Regional Imaculada Conceição – HIC em Guanhães, Hospital São Sebastião em Sabinópolis, Hospital João César de Oliveira em Rio Vermelho – Microrregião de Guanhães, fica aqui nossos agradecimentos e nosso carinho por cada um de vocês, que mesmo sem conhecer todos, mas sabemos do compromisso em salvar vidas.

Adm. 2021 – 2024