⚠️ Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses no Município de Materlândia.️.🦟🚫

✅*Atualizado em 26 de fevereiro de 2024.
🟡O combate ao Aedes aegypti é fundamental para impedir a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito. Medidas simples podem ser adotadas para reduzir os riscos de infecções. Elimine recipientes que possam acumular água parada, pois são locais ideais para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Mantenha caixas d’água e outros reservatórios fechados hermeticamente e livre-se de pneus velhos e objetos que possam acumular água. Utilize telas em portas e janelas e, ao frequentar áreas propícias à proliferação do mosquito, use repelentes e roupas adequadas. A conscientização da população e a colaboração de todos são essenciais para prevenir todas essas doenças e proteger a saúde coletiva.
🟡🟡Em caso de sintomas como: febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, procure uma Unidade Básica de Saúde.