Venha participar do Evento Cultural de Encerramento do Projeto Trajeto Renda e Reinauguração da Feira dos Produtores da Agricultura Familiar de Materlândia.

Dia 28 de abril, a partir das 8h na rua Galdino Alves – Centro.
O Projeto Trajeto Renda promoveu a inclusão socioprodutiva de indivíduos e famílias por meio do fomento ao trabalho próprio para geração de renda e melhoria das condições de vida. O projeto é parte constitutiva do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), que visa aprimorar as condições para que os cidadãos transitem de uma situação de vulnerabilidade para a autonomia social, via ações que envolvem a proteção social, garantia dos direitos, acesso ao mundo do trabalho e empreendedorismo.
O Projeto está sendo finalizado agora, nos meses de abril e maio, em 31 municípios das regionais de Montes Claros, Salinas e Diamantina, e tem como princípio a política pública baseada no diálogo constante com os gestores locais. Em cada município buscou-se compreender as suas especificidades para, assim, desenvolver um trabalho direcionado para as necessidades do público atendido.
As principais entregas do projeto foram:
• Mobilizar lideranças locais em um Comitê Gestor para elaboração do Plano de Ação Local;
• Realização de visitas técnicas aos moradores, indicados pelo CRAS municipal, para aplicação de questionário e convite para participar do projeto;
• Assessorar os beneficiários para otimização das atividades produtivas por meio de cursos de formação (oficinas) e orientação profissional e assessoramento econômico;
• Criação de espaços e dinâmicas de comercialização para o escoamento da produção dos empreendimentos e negócios acompanhados;
• Realização de evento de fechamento com feira e participação ativa dos beneficiários do projeto.
Para finalizar vale ressaltar a importância de você, consumidor, valorizar os produtores locais fazendo suas compras na feira municipal ou recebendo os produtos fresquinhos na sua casa (muitos produtores já usam o WhatsApp para encomendas, pergunte para o produtor se ele já oferece esse tipo de serviço – chama no zap!). Assim, todos ganham, principalmente, a sua saúde!
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente