COMUNICADO SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde de Materlândia emite alerta para surto de Doenças Diarreicas Agudas (DDA).

A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia. O aumento do número de evacuações pode ou não ser acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito e febre. O surto ocorre a partir de dois casos, com o mesmo quadro clínico e vínculo epidemiológico entre si. Em caso de sintomas desse tipo, é recomendado repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Havendo sintomas graves, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.
A Vigilância Epidemiológica afirma que uma investigação busca determinar a causa do surto no município. A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato direto com pessoas e/ou animais contaminados.
Secretaria Municipal de Saúde de Materlândia, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária, orienta a população para fazer o consumo apenas de água devidamente tratada, e buscar sempre realizar a higienização adequada das mãos, alimentos e utensílios.