Colabore com o combate ao Caramujo Africano.

Com o período de chuvas de verão, as condições climáticas são favoráveis à sobrevivência desse animal, já que encontram aumento da oferta de abrigo e de alimento. Para conter o avanço do molusco, além das ações desencadeadas pelo setor público, é fundamental o apoio da população.
Os Agentes de Combate as Endemias estarão fazendo o recolhimento dos caramujos.
Pedimos a população que colabore, mantendo seus lotes/quintais limpos para facilitar o trabalho dos profissionais.
Caso o próprio morador queira recolher os caramujos, lembramos ser de extrema importância a utilização de luvas para evitar o contato direto com o animal. Para matá-los, deve-se queimá-los dentro de latas ou tonéis, esmagar as conchas, colocando os caramujos dentro de dois sacos plásticos com “cal de construção” ou “sal de cozinha” e enterrá-los. Não coloque os caramujos no lixo, pois poderão estar transferindo a infestação.
O Caramujo Africano é o vetor para várias doenças, das quais podemos destacar: a meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis; e a angiostrongilíase abdominal, causada pelo parasita Angiostrongylus costaricensis.
Estes caramujos podem colocar na natureza uma média de 200 ovos por postura, eles são hermafroditas, vorazes e destroem plantas nativas e cultivadas.
Esta espécie de caramujo é invasora e precisa ser combatida.

ADM: 2021-2024